
Como engajar participantes em eventos corporativos: 7 táticas
Está em dúvida sobre como engajar participantes em eventos corporativos? Isso é normal e deve ser considerado, uma vez que o sucesso de um evento não depende apenas de uma boa estrutura e de conteúdos relevantes. Para que uma ocasião realmente seja memorável e alcance os objetivos definidos pela empresa, é necessário engajar os participantes do início ao fim.
Assim, para ajudar com isso, reunimos 7 táticas simples e eficazes para garantir a motivação dos participantes durante um evento. Confira!
O que são eventos corporativos?
Primeiramente, antes mesmo de pensar em como engajar participantes, é necessário entender quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são os convidados ideais. Para isso, reflita:
- Quais são os interesses e necessidades dessas pessoas?
- Elas têm algum conhecimento sobre a temática do evento?
- O que costuma chamar atenção desse grupo?
- Em quais locais elas estão? (também vale para os canais de comunicação online)
Agora, com as perguntas respondidas, podem ser elaborados formulários de pesquisa ou de inscrição para descobrir mais dados dos futuros participantes. Dessa maneira, quanto mais informações estiverem disponíveis sobre o público, mais personalizado e funcional será o evento.
2. Crie experiências desde o primeiro contato
Na sequência, para finalmente começar a engajar os participantes do evento, deve-se criar uma narrativa que desperte a curiosidade do público-alvo. Por isso, desde o início da divulgação da ocasião utilize mensagens personalizadas para o perfil dos participantes, além de conteúdos que mostrem o que os inscritos poderão esperar do evento. Nessa etapa, é preciso promover o seu evento corporativo usando o marketing a seu favor.
Já durante o evento, invista em momentos interativos como dinâmicas, espaços instagramáveis e trilhas de conteúdo personalizadas. Em suma, a ideia é fazer com que cada envolvido se sinta realmente parte ativa do seu evento corporativo.
3. Invista em tecnologia interativa
Na atualidade, não dá para deixar de fora as ferramentas digitais em um evento corporativo, pois elas são grande aliadas na hora de engajar o público. Dentre elas, algumas opções para usar são:
- Aplicativos próprios para eventos;
- QR Codes com conteúdos exclusivos;
- Enquetes e sorteios ao vivo;
- Transmissões em tempo real.
Esses recursos ajudam a manter a atenção e a interação constante dos participantes, o que colabora para a adesão genuína ao evento.
4. Ofereça uma programação dinâmica e relevante
Sabe aquela programação longa demais e monótona que dá sono? É exatamente isso que você deve evitar no seu evento. Portanto, para manter o público engajado, é necessário criar momentos de interação, networking e descontração.
Uma estratégia é alternar formatos ao longo da realização do evento, como palestras, mesas-redondas, oficinas e entrevistas, por exemplo. Essa variação torna a experiência mais dinâmica e mantém o interesse dos participantes.
Além disso, pesquisas revelam que a concentração plena do ser humano dura entre 10 e 18 minutos. Portanto, priorize conteúdos interessantes, e tenha atenção especial na hora de definir apresentadores e palestrantes. Prefira profissionais com boa oratória, linguagem acessível e que consigam estabelecer uma conexão real com o dia a dia dos participantes.
5. Promova a interação entre os participantes
Eventos corporativos são excelentes oportunidades para networking. Para isso, é importante criar espaços de troca entre os participantes. Você pode optar em momentos, como por exemplo:
- Rodadas de conversa;
- Jogos em grupo;
- Dinâmicas de integração;
- Coffee break;
- Shows e apresentações culturais.
6. Envolva os participantes nas redes sociais
Atualmente, é quase impossível encontrar alguém que não esteja conectado em alguma rede social. Por isso, é necessário que o seu evento também marque presença nessas mídias, a fim de ampliar o alcance e o engajamento do público.
Nesse sentido, para interagir estrategicamente nesses canais de comunicação, o ideal é criar uma hashtag oficial do evento, promover desafios, enquetes, sorteios e outras ações que estimulem a participação dos usuários nas redes sociais.
Além disso, outra dica é fazer conteúdos antes, durante e no pós-evento: publique teasers, compartilhe bastidores e convide o público a postar fotos e vídeos usando a hashtag oficial. Quanto mais o público se sentir parte da experiência, maior será a conexão com o evento
7. Mantenha o relacionamento no pós-evento
A tarefa de engajar participantes não termina quando o evento acaba. Muito pelo contrário: o pós-evento é uma etapa decisiva para fortalecer e manter os vínculos criados durante a ocasião. Para isso, você pode enviar e-mails de agradecimento, disponibilizar os materiais apresentados, além de compartilhar fotos e vídeos dos melhores momentos.
Também é interessante fazer uma pesquisa de satisfação, não apenas para obter feedbacks, mas para mostrar que a opinião dos envolvidos importa. Esse cuidado amplia a percepção tanto do evento quanto da empresa e prepara o público para encontros futuros.
Conclusão
Em suma, engajar os participantes em um evento corporativo exige planejamento, criatividade e estratégia. Mais do que entreter, é preciso proporcionar experiências personalizadas e memoráveis.
Por isso, a boocX oferece suporte completo no planejamento de eventos corporativos, com foco em inovação, engajamento e excelência. Vamos juntos criar experiências inesquecíveis?