Marketing estratégico para salões de eventos

Vamos, neste artigo, apresentar o marketing estratégico para promover salões de eventos. 

Hoje, é difícil e muito pouco provável encontrar um negócio que tenha sobrevivido sem adotar alguma estratégia de marketing.

Em um mercado competitivo como o atual, ela é fundamental para garantir a visibilidade de uma empresa e, consequentemente, atrair clientes. Para o seu salão de eventos não é diferente: a comunicação deve ser eficiente e muito bem elaborada. Assim, será possível alcançar os melhores resultados com a sua marca.

Porém, além da competição acirrada, outro fator preocupante dos empreendedores dessa área é a crise enfrentada desde março de 2020. Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que a pandemia afetou 98% do setor de eventos. Porém, acredita-se em uma retomada com a vacinação.

Em vista disso, pensar em estratégias de marketing, neste momento, é uma maneira de se preparar para a volta de grandes eventos e para um possível crescimento do setor.

Se você, assim como nós, está ansioso (a) para esse retorno, aconselhamos ler o e-book até o final. Aqui, mostraremos como elaborar um plano de marketing eficiente para promover o seu salão de eventos, além de como você pode colocá-lo em prática.

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing nada mais é que um documento que reúne as ações estratégicas elaboradas para se atingir os objetivos de uma empresa. Em geral, ele pode ser criado para campanhas específicas e para a divulgação de produtos ou serviços que a marca oferece. 

 

Nesse documento, os gestores descrevem todos os objetivos que se pretende alcançar com a ferramenta, bem como ações para conseguir alcançá-los. 

Assim, é uma ferramenta fundamental para que todo o trabalho seja realizado de forma lógica, inteligente e organizada, sem colocar em risco o sucesso do negócio.

O crescimento da empresa é o foco dos profissionais que elaboram um plano de marketing, independente do seu segmento.

Por que fazer um plano de marketing?

Muitas vezes, as empresas iniciam no mercado sem entender muito bem a importância do marketing e os benefícios que ele pode trazer para a marca. Porém, após um tempo, elas reconhecem que pensar em estratégias para divulgação dos produtos, atrair clientes e criar um relacionamento com eles é fundamental para manter-se em destaque.

 

É nesse momento que entra o plano de marketing. Ele funciona como um guia para que as estratégias elaboradas alcancem os resultados esperados dentro de um determinado prazo. Além disso, a ferramenta permite que o negócio se adapte às constantes mudanças do mercado e auxilia na criação de vantagens competitivas a partir da identificação de tendências. 

 

Para marcas do segmento de eventos, por exemplo, o plano de marketing permite que os gestores identifiquem seu público-alvo e atuem de forma mais direcionada, pense em novas melhorias para a realização das cerimônias e em atrativos que possam satisfazer as necessidades do seu público com mais eficiência.

 

Dessa forma, é uma ferramenta de gestão essencial que possibilita uma série de mudanças na empresa, contribuindo para seu crescimento e destaque no mercado.

Como criar um plano de marketing para salões de eventos

Defina o seu público

Antes de pensar em estratégias de divulgação ou melhorias para o local, é preciso saber, primeiro, quem é o seu público-alvo. 

Nesta etapa, determinar o seu público por “olhômetro” ou de forma aleatória, não basta. É necessário fazer um estudo completo sobre ele. Quem ele é? Por que ele escolherá o seu estabelecimento? Com que regularidade ele frequenta seu salão de eventos?

 

Com essas informações, será possível criar uma persona (cliente ideal) com as características dos sonhos para seus clientes. 

Conheça o mercado e seus concorrentes

Entre os principais fatores do plano de marketing, um deles merece destaque: a concorrência. Por isso, busque informações sobre a atuação dos concorrentes, o público que atendem, como se comunicam e como divulgam o salão de eventos. 

Esses dados te ajudarão a pensar em estratégias diferenciadas para se destacar das outras empresas que fazem parte do seu nicho. 

Planeje suas ações

Chegou a hora de “colocar a mão na massa” e elaborar as estratégias que te ajudarão a alcançar seus objetivos com o salão de eventos. Nesta etapa, defina quais estratégias de marketing irão contribuir para que você os alcance.

Será produção de conteúdo para a internet? Promoção de eventos? Atuação nas redes sociais?

Tudo precisa ser pensado, pois essas ações serão responsáveis por colocar a sua marca no mercado e dar visibilidade a ela. 

Confira também, o artigo sobre ferramentas de marketing para salões de eventos

Conte com a bookaMICE para promover o seu salão para eventos

Você pode contar com nosso time de especialistas para colocar você na direção certa. Confira os serviços exclusivos da bookaMICE para promover o seu espaço para eventos. 

Conheça a plataforma Coopax que foi criada exclusivamente para atender ao setor de eventos.